domingo, 1 de maio de 2011

Resumo do livro "O que é Semiótica" 7-13 !!!

A parte do trecho do livro lido, somos esclarecidos pelos pensamentos da fenomenologia como um todo. Nos implica em abrirmos nossa mente para as sensações, para a comtemplação, para a discriminação, para a diferenciação, para a generalização das observações e classificação, dessas observações, em categorias abrangentes.Observamos , também, a evolução do pensamento e estabelecimento de três propiedades básicas para tudo que aparece em nossa consciência. Essas propiedades aparecem de forma serem sempre uma gradação e se caracterizam por ser sempre três elementos formais que caracterizam toda as experiências do consciente. Esses elementos ganharam inicialmente o nome de qualidade, relação e representação, pois estão ligados com aquilo que eles causam em nossa consciência, mas Peirce os "trocou" , por fins cientificos, para primeiridade, secundidade e terceiridade.
A primeiridade consiste em nossa consciência imediata. Essa consciêcia possui uma uma qualidade de impressão com o sentimento, indivísivél, não analisavél, inocente e frágil, que está ligado com tudo aquilo que nos é imediato, ou seja, com as sensações, os sentimentos, com a qualidade do sentir é tudo que, o que comtemplamos nos causa.
Ao passo da primeiridade, passada essa fase de sensações, somos puxados para a secundidade, que é a consciência reagindo ao mundo. Essa fase da consciência é marcada pela reações, interações vivas e físicas com a materealidade das coisas e do outro. Essa fase é possivél , pois estamos no mundo ele nos faz ter as caracteristicas da consciência da secundidade.
Após a primeira e secundidade, somos arrematados para a terceiridade, que corresponde à camada da inteligibilidade, ou pensamento em signos, através da qual representamos e interpretamos o mundo. "Algumas das idéias de terceiridade que, devido à sua importância na filosofia e na ciência, requerem estudo atento são: generalidade, infinitude, continuidade, difusão, crescimento e inteligência. Mas a mais simples idéia de terceiridade é aquela de um signo ou representação."
Após o conhecimento dessas três fases somo capazes de entender e tecer a definiçao de signos, como ele se movimenta em seu ciclo.O signo é uma coisa que respresenta que representa uma outra coisa: seu objeto. O signo trabalha com objeto imediato, que diz respeito como o objeto dinâmico está sendo representado no signo, o objeto dinâmico é aquilo que o signo substitui, o signo substitui a ideia do objeto, mesmo assim não é o objeto. Também, trabalhamos com o nível de interpretantes, temos o interpretante imediato consiste naquilo que o signo está
apto a produzir numa mente interpretadora qualquer e o interpretante dinâmico aquilo que o signo efetivamente produz na sua, na minha mente, em cada mente singular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário