domingo, 15 de agosto de 2010

Comentario sobre o texto Leitura de imagens, cultura visual e prática educativa

No texto de Emilia Sardelich ao citar o renascimento como forma de expressão visual percebo que em cada epoca junto com o avanço da imagem olhar que setem sobre elas tambem tem que ser mudado, adequado a realidade da epoca.Acredito que os tempos de maior imcompreensão são os de transição de um periodo visual para outro,não q ue essa transição cause perdas ,mas sim as inovações éque causa essa imcompreenção, o que contribui para um melhor enriquecimento visual da comunicação em si.No modo de leitura de imagens é interessante as categorias que Rudolf Arnheim organizo creio que realmente ajude na decodificaçãoe na assimilação da mensagem a ser transmitida.Outro processo bem atrativo do texto é quando levanta a questõao do analfabetismo visual em especial, quando se fala do processo estruturado por Ott ,da percepção dos elementos visuais, na meditação de cada elemento, a busca pelo significado historico dele, a estruturaçãoda mensageme por fim a descoberta do processo de leitura da imagem. Uma passagem do texto que chama a atenção sobre o aspecto de leitura de imagens é este:
" Ler uma imagem historicamente é mais do que apreciar o seu esqueleto aparente, pois ela é construção histórica em determinado
momento e lugar, e quase sempre foi pensada e planejada."
É interessante a discursão levantada sobre a cultura visual com as duas vertentes de como é tratada por Barnard a imagem com uma linha mais "restritiva " e a outra vertente como uma linha mais emocional sobre o aspecto que a imagem toca a sociedade.A compreensão da imagem é importante e essencial para a cultura que vivemos e estamos construindo. O texto de Sardelich no auxilia a compreender esses aspectos da imagem e como saber compreende-la, mas ver tambem como a sociedade em si compreende a imagem e a Cultura visual que cada dia se fortifica em nosso meio.


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